Limeira tem 29,9 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos e as áreas que mais atraem essa modalidade são beleza, comércio varejista e construção civil. O balanço é da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação e foi divulgado pela Prefeitura de Limeira.
Secretário da pasta e integrante da Fábrica de Inovação (FDI) de Limeira, Tito Almirall atribui o resultado às capacitações voltadas às pessoas que querem empreender, oferecidas em parceria com Sebrae, Senai, Ciesp, Acil, Sicomércio, Senac, entre outras instituições. “Temos ainda o Projeto Empreenda Jovem, que organiza palestras na rede estadual para estimular o empreendedorismo entre os alunos do ensino médio”, explicou Tito.
Neste ano, por exemplo, uma das iniciativas foi o “Mês Global do Empreendedorismo”, que contou com mais de 17 parceiros e promoveu palestras, workshops e feiras em diferentes locais da cidade.
Quanto aos serviços disponíveis para fomentar o empreendedorismo, Tito cita a Sala do Empreendedor, que abriga o Sebrae Aqui e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). “Todos esses serviços estão reunidos aqui na sede da Prefeitura, garantindo agilidade aos trâmites necessários à implantação de um novo negócio”, frisou.
Critérios para se tornar um MEI?
- A modalidade precisa constar da lista de atividades permitidas ao MEI. A consulta pode ser feita pelo link: www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/atividades-permitidas
- O interessado não pode ter sócios, outra empresa no nome ou filial;
- A modalidade permite a contratação de, no máximo, um funcionário, desde que ele receba um salário mínimo ou piso da categoria;
- O faturamento do negócio deve ser limitado a R$ 81 mil por ano (ano de referência 2022).
Como abrir o MEI:
- Fazer o cadastro de abertura do MEI (CNPJ), pelo site do Governo Federal: www.gov.br/mei
- Acessar o campo “Quero ser MEI”, e na sequência “Formalize-se”.
Mais informações: 3497-1018 ou pelo WhatsApp 97103-0281
Foto: Pixabay