O risco de sequestro de dados digitais aumentou bastante com o isolamento social. As ocorrência tiveram um salto em função da maior utilização do home office. Práticas simples, como a atualização do antivírus e a dupla verificação, ajudam a evitar esse tipo de ação.
O alerta foi dado pelo presidente da Associação dos Ambientes de Inovação de Limeira (AAIL), Jefferson Penteado, durante live realizada pela Fábrica de Inovação (FDI), braço da associação que reúne empresários, governo e universidades. Penteado destacou que as ferramentas podem não apenas gerar segurança, mas também facilitar processos – como a geração de relatórios de produtividade e gestão do tempo.
A live, ocorrida no dia 9 de junho, foi apresentada pelo diretor-geral da FDI, Marcelo Petrelli. A transmissão ocorreu no perfil da FDI no Instagram. Outros temas serão desenvolvidos pela Fábrica, nas próximas semanas, dentro do painel “Gestão em tempos de Covid-19”.
Petrelli abordou a questão da cultura organizacional diante do cenário em que muitos trabalhadores atuam em casa. “Os líderes são importantes nesse processo”, falou Petrelli.
Uma das preocupações é o fluxo financeiro, segundo Penteado. Empresário na área da Tecnologia da Informação, o presidente da AAIL relatou que os gestores devem ter um olhar para o fluxo financeiro. “O caixa é rei”, afirmou.
Petrelli relatou que as práticas devem ser analisadas diariamente dentro das organizações, sendo revisadas rapidamente, se necessário.
Clique aqui e veja a íntegra da live, que contou com o apoio do Núcleo dos Jovens Empreendedores do CIESP Limeira, Álamo Comunicação e ProImprensa Comunicação.